Ubuntu 16.04 LTS “Xenial Xerus”

Ubuntu Logo.png

 

Está já disponível a nova versão do sistema operativo Ubuntu, 16.04 com o codename "Xenial Xerus", uma versão LTS (Long Term Support) que como tal receberá suporte e actualizações durante os próximos cinco anos.

 

Sendo uma edição LTS a versão 16.10 não vem com muitas novidades focando-se mais na optimização e performance do sistema com pequenas optimizações nas interfaces e em alguns programas.

 

Com esta nova versão o Unity ganha algumas novas opções e está melhor integrado no sistema, é possível agora colocar a barra do Unity e o Dash na horizontal em vez do habitual lado esquerdo (recorrendo ao dconf por exemplo) e as janelas abertas de unidades de armazenamento ou a Trash por exemplo são identificadas no próprio ícone e não genericamente no Files como acontecia até agora.

 

As scrollbars foram também melhoradas tornando a sua utilização mais fácil e com menos possibilidade de falhas na deslocação vertical, na gestão do software instalado está o GNOME Software embora designado por Ubuntu Software, rápido e de uma forma simples permite verificar todos os programas instalados e procurar novos recorrendo à pesquisa livre ou por categorias, é possível também ver os updates disponíveis.

 

Todas as novidades e informações podem ser consultadas nas release notes do Xenial Xerus, se o Unity não for de agrado há sempre outras alternativas, como o Ubuntu MATE (MATE), Ubuntu GNOME (GNOME), Kubuntu (KDE), Xubuntu (Xfce) entre muitas outras que estão disponíveis prontas a utulizar.

 

Como habitual foi já revelado o codename da próxima versão, a 16.10: "Yakkety Yak" que chegará dentro de seis meses, em Outubro.

 

[ Canonical unveils 6th LTS release of Ubuntu with 16.04 ]