FCT inaugura MACC – Minho Advanced Computing Centre

MACC.jpg

 

A FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia inaugurou o primeiro supercomputador a operar em Portugal, na vila de Riba de Ave no distrito de Braga, localizado no datacenter da REN - Redes Energéticas Nacionais e que fará parte do MACC - Minho Advanced Computing Centre.

 

O supercomputador "BOB" como será designado insere-se no âmbito da Iniciativa Nacional Competências Digitais (INCoDE.2030) e vem dotar Portugal de uma valência inexistente até então, que permitirá reforçar a Rede Ibérica de Computação Avançada (RICA) e a participação no EuroHPC - European High Performance Computing.

 

Esta nova super máquina será alimentada maioritariamente por energia de fontes renováveis e é composta por 800 nós de computação, uma memória de 266 TB, 1 PB de armazenamento e 1 PFlop/s (10¹⁵ Floating Point Operations per second) de performance de cálculo, uma capacidade de relevo que ajudará no estudo e análise de dados para as mais variadas áreas que podem tirar partido destes recursos.

 

A instalação deste supercomputador dá-se de uma parceria entre a FCT, a Universidade do Minho e a Universidade do Texas em Austin nos E.U.A., além do "BOB" está já prevista a instalação de um segundo supercomputador designado "Deucalion", com 10 PFlop/s de performance até ao final de 2020 com o apoio da Comissão Europeia, reforçando assim a capacidade de computação do MACC.

 

Embora os números destas super máquinas já surpreendam neste momento o supercomputador mais potente da lista TOP500, o "Summit" instalado num laboratório nos E.U.A. atinge uma capacidade de 200 PFlop/s.

 

Inauguração do MACC - Minho Advanced Computing Centre ]